Imunização

Vacinação contra a Covid-19 para pequenos é considerada baixa

Em seis dias, 677 crianças dessa faixa etária foram vacinadas em Pelotas, conforme levantamento da Secretaria de Saúde

Jô Folha -

A primeira semana de vacinação contra a Covid-19 para crianças de quatro anos (para as de três o início foi na última quinta-feira) teve baixa procura em Pelotas, na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até sábado foram 677 imunizados nesta faixa etária, o que corresponde a 6,54% do total de crianças aptas a receberem o imunizante. A expectativa, no entanto, é que o movimento aumente nos próximos dias. Nesta segunda-feira (1°) pela manhã, mesmo com o dia nublado e frio, houve boa procura na Casa da Vacina, no Mercado Central. Mas é preciso mais, pois pelo registro do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, considerando os nascimentos de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2019, são 10,3 mil crianças pelotenses aptas a serem imunizadas.

A pequena Lavínia Nunes Guimarães, de quatro anos, é uma delas. A menina não estava muito à vontade para receber o "piquezinho", mas os pais Gabriel e Tais Guimarães a convenceram que seria importante estar protegida, também, para cuidar da irmã Milena, de cinco meses. Depois de apresentar toda a documentação exigida, foi a hora de tirar as várias camadas de roupa para Lavínia. Nos braços de Taís, a pequena foi imunizada e agora vai aguardar um mês para a segunda dose. "Ela pode ter alguma coisa?", quis saber Tais. A dúvida comum a muitos pais foi respondida com a informação da equipe: se houver alguma reação, o sintoma mais comum é um pouco de dor de cabeça.

Com três anos e onze meses, Bernardo da Rosa Fuentes aparentava mais segurança ao receber a dose. Esperou a mãe apresentar a documentação, assinar a ficha e tirar dois blusões e duas camisetas até ficar com o braço livre. "Não doeu nada", disse, antes de receber o certificado de coragem. Orgulho para a mãe, Dienifer da Rosa dos Santos, 26. Durante o inverno, segundo ela, o menino passou por algumas gripes e precisou usar medicamentos para tosse. "Acho que a vacina para as crianças deveria ser bem antes, por causa da escola, onde muitos vírus circulam", comentou.

Proteção a quadros graves
A alergista e imunologista pediátrica Camila Vogel explica que as vacinas contra Covid-19 nas crianças, assim como na população adulta, têm como objetivo proteger contra formas graves da doença, reduzindo a necessidade de uso de oxigênio e, até mesmo, de hospitalizações. "Além disso, a imunização da sociedade, como um todo, minimiza o surgimento de novas variantes do Covid-19 e permite que, a longo prazo, se alcance a imunidade de rebanho."

A especialista explica que o imunizante protege apenas contra o coronavírus. "Não tem influência contra os demais vírus e bactérias que comumente acometem crianças nessa faixa etária. A sazonalidade favorece o desenvolvimento de infecções respiratórias e, por isso, é muito importante que as famílias mantenham todo o calendário vacinal de suas crianças em dia", ressalta.

Proximidade das escolas
A diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado da Silva, reforça que a campanha segue da mesma forma que ocorreu com os demais grupos e que essas crianças e as imunossuprimidas, assim como os pequenos de outras faixas etárias já atendidas, também podem ser levadas aos pontos de vacinação para realizar as aplicações. "Além das vacinas para crianças a partir de três anos, também estão disponíveis imunizantes para a quarta dose de pessoas com 40 anos ou mais. Estamos trabalhando com algumas estratégias para alcançar o público infantil principalmente, que é colocar o Trailer da Vacina, que é itinerante, próximo a escolas para facilitar aos pais a imunização", destaca a diretora.

Doses em atraso
Conforme o último levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, desta segunda, e enviado aos municípios, o maior número de vacinas em atraso em Pelotas é o do público apto a receber a quarta dose da proteção contra a Covid-19, em sua maioria adultos com 40 anos ou mais. Nesse grupo estão aproximadamente 79 mil pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação disponibilizados pela prefeitura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município orienta jovens na busca do primeiro emprego Anterior

Município orienta jovens na busca do primeiro emprego

Judiciário gaúcho adere a movimento de combate à fome no Estado Próximo

Judiciário gaúcho adere a movimento de combate à fome no Estado

Deixe seu comentário